APRESENTAÇÃO

Apresentação



Foto do Campus Avançado de PatuNo ano de 1979, o médico Ednardo Benigno de Moura, sugeriu a criação de uma escola de nível superior na cidade de Patu/RN, quando em reunião no Rotary Club, momento em que era diretor dessa sociedade filantrópica. Depois da idéia discutida e consolidada, houve contatos com o deputado federal Vingt Rosado, onde o mesmo demonstrou um enorme interesse pela expansão da Universidade Regional do Rio Grande do Norte - URRN.
No dia 07 de março de 1980, o presidente da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte - FURRN, através da portaria nº 080/80, criou uma comissão de professores para estudar a possibilidade da criação do Campus Avançado de Patu.
No dia 01 de setembro de 1980, o CONSUNI aprovou a criação do Campus Avançado de Patu, e  no dia 04 de setembro de 1980 a criação do campus foi consolidada pelo decreto nº 176/80.
No mês de janeiro de 1981 foi realizado o primeiro vestibular para ingresso em 3 cursos de nível superior: Ciências (atualmente Matemática), Ciências Contábeis e Pedagogia. No dia 11 de março de 1981, ocorreu a aula inaugural do Campus Avançado de Patu.
No ano de 1997, através da portaria nº 1430/97 - GR/URRN de 04 de setembro de 1997, o Campus Avançado de Patu passou a ser denominado Campus Avançado Professor João Ismar de Moura - CAJIM.
No início os cursos funcionaram em uma escola da rede municipal de ensino, a Escola Municipal Francisco Francelino de Moura. Em seguida, foi transferido para uma outra escola municipal, a Escola Municipal Raimundo Rocha. Mais tarde, foi definitivamente transferido para uma escola da rede estadual de ensino, Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes. Por aproximadamente 15 anos, o campus teve um funcionamento com extrema dificuldade, dado que suas instalações foram divididas com uma escola de ensino básico de 1º grau. Mas, a partir de 03 de maio de 1999, após a construção de um prédio para sediar a Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes, o Campus Avançado Prof. João Ismar de Moura, ganhou espaço para melhoria de sua infraestrutura, atividades administrativas e pedagógicas.
No dia 19 de outubro de 2011, o CONSUNI e o CONSEPE, através da resolução nº 37/2011-CONSEPE, aprovaram a criação e funcionamento do Curso de Letras, modalidade Licenciatura,  com habilitação em Lingua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, com previsão de inicio para o segundo semestre letivo de 2012.
No ano de 2012, por determinação judicial, através da portaria nº 2234/2012 – GR/UERN de 26 de março de 2012, com efeito retroativo a 12 de março de 2012, passa novamente a ser denominado Campus Avançado de Patu – CAP.
O Campus Avançado de Patu conta atualmente com 44 professores, sendo 26 efetivos e 18 contratados, com as seguintes titulações: 2 doutores, 17 mestres, 19 especialistas e 6 graduados.
Conta com uma equipe composta por 36 técnicos-administrativos: 04 técnicos de nível superior, 12 técnicos de nível médio, 08 auxiliares de serviços gerais, 08 vigilantes e 04 motoristas.
Possui 772 alunos, assim distribuídos: 142 em Matemática, 185 em Ciências Contábeis, 163 em Pedagogia, 39 em Letras e nos núcleos avançados pertencentes ao Campus, 91 em Ciências Contábeis no núcleo de Alexandria, 83 em Ciências Contábeis no núcleo de São Miguel, e 69 em Pedagogia no núcleo de Alexandria.
A estrutura física do CAP é composta por 18 salas de aula, 2 laboratórios de informática, laboratório de matemática, museu histórico e tecnológico, 8 gabinetes para os professores, sala de audiovisual, biblioteca, quadra esportiva, mini-auditório, auditório e cantina com área de convivência.
O Campus dispõe ainda de 3 veículos, sendo 2 Ducatos e 1 Fiat Uno Mille.
O Campus Avançado de Patu, em sua área de abrangência beneficia alunos provenientes de 32 municípios, pois além de Patu, favorece mais 25 municípios no Rio Grande do Norte: Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Caraúbas, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Janduís, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho D'água do Borges, Pau dos Ferros, Pilões, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho de Santana, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Tenente Ananias e Umarizal, e 6 municípios na Paraíba: Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha e Riacho dos Cavalos.
O Campus de Patu assiste 2 Núcleos de Educação Superior: Alexandria e São Miguel.

Direção
Prof. Dra. Claudia Maria Felício Ferreira Tomé (Diretora)
Prof. Esp. Aluísio Dutra de Oliveira (Vice-Diretor)

Secretaria

Aldrich Heuser Câmara Godeiro (Secretária de Unidade)
Genival Tomaz de Medeiros (Governança e Manutenção)
Hortência Ferreira Dutra (TNM)
Ivanna Nunes de Araújo (TNM)
Larissa de Almeida Medeiros (Licença)
Ranison Carlos Godeiro (TNM)
Rivaldo Maia Santos (TNM)

Departamento de Ciências Contábeis

Prof. Me. Benedito Manoel do Nascimento Costa (Chefe)
Prof. Dr. Jozenir Calixta de Medeiros (Sub-chefe)

Departamento de Matemática e Estatística

Prof.ª Esp. Maria de Fátima Dutra (chefe)
Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo (Sub-Chefe)


Departamento de Educação

Prof.ª Dra. Francisca Edilma Braga Soares Aureliano (Chefe)
Prof. Esp. Escolástico Paulino Filho (Sub-Chefe)

Departamento de Letras

Prof.ª Ma. Antônia Sueli da Silva Gomes Temóteo (Chefe)


Biblioteca Setorial Monica Moura

Karolina Rodrigues Nepomonuceno (Bibliotecária)
Edson Estavam da Silva (TNS)
Edicarlos Dias Ferreira (TNM)
Lygia Raaby Juvêncio de Araújo (TNM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário