quarta-feira, 14 de março de 2012

Informativo



PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAP DESENVOLVERÁ PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO NOS MUNICÍPIOS DE OLHO D’ÁGUA DO BORGES-RN E UMARIZAL-RN




A Professora do Departamento de Educação do CAP/UERN, Prof.ª M.Sc. Maria Ghisleny de Paiva Brasil, em entrevista ao nosso Blog, falou sobre os Projetos de Pesquisa e Extensão que pretende desenvolver nos municípios de Olho D'água do Borges e Umarizal, durante o semestre letivo 2012.1. 

Confira a entrevista na íntegra:

BlogdoCAP: Professora, como surgiu a ideia de desenvolver um projeto de pesquisa no município de Umarizal?
O projeto e o desejo em investigá-lo estão relacionados ao interesse em aprofundar os estudos que eu e mais três professoras colaboradoras iniciamos durante o Curso de Mestrado, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2008 a 2010. Entretanto, o interesse inicial pela temática surgiu em decorrência de nossa atuação profissional como educadoras da rede pública de ensino desde o ano de 1999, onde atuamos na função de apoio pedagógico e, assim, estabelecemos contato direto com os professores que atuam nas escolas regulares. Nessas oportunidades percebemos que ter a formação acadêmica necessária para atuar numa sala de aula, ou participar de formação continuada através de palestras, oficinas, leituras, vivência de atividades, jogos e projetos não são suficientes para a melhoria da prática pedagógica de professores. Visto que, as professoras em formação estavam enquadradas nesses parâmetros e, no entanto, percebiam lacunas em seu fazer pedagógico e analisavam as formações que participavam como meras atividades mecânicas. Considerando os aspectos mencionados, sentimo-nos mobilizados a realizar uma investigação com respaldo teórico na pesquisa colaborativa, com professores da rede municipal de ensino do município de Umarizal-RN. 


BlogdoCAP: A senhora poderia nos explicar o que é uma pesquisa colaborativa?

A abordagem Colaborativa proporciona momento em que os pares colaboram entre si, tendo em vista contribuir para a resolução de problemas que atingem a educação. Investigar, colaborativamente, significa envolvimento entre professores e pesquisadores em projetos comuns que beneficiam a escola e o desenvolvimento profissional docente.



BlogdoCAP: Em poucas palavras, poderia sintetizar a relevância desta pesquisa?
Esta pesquisa, mostra-se relevante, do ponto de vista acadêmico, porque acrescenta outras discussões, na área da formação de professores, aos trabalhos que foram ou estão sendo realizados. Outro aspecto relevante é a possibilidade de subsidiar ações coletivas-reflexivas que possam ser desenvolvidas por gestores, coordenadores pedagógicos, no que concerne a formação continuada em colaboração. Ressaltamos ainda que tal projeto foi aprovado pela Comissão Permanente de Pesquisa da UERN e também pela Comissão de Concessão de Dedicação Exclusiva da referida instituição. 


BlogdoCAP: E qual o nome dado ao projeto?
O projeto intitula-se “Formação Continuada em Colaboração: eu e você, juntos na mesma névoa.” 

BlogdoCAP: Fale-nos um pouco sobre o Projeto de Extensão que será desenvolvido no município de Olho d´água do Borges
O Projeto de extensão Era uma vez... objetiva despertar nos alunos  da Educação Infantil e 1º ano dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas do município de Olho D’agua do Borges-RN o prazer pela Literatura Infantil contada de forma contextualizada, prazerosa e crítica, através de seus diferentes gêneros. A ação extensiva será destinada às crianças que mesmo sendo ouvintes das histórias Infantis, não vivenciam  a possibilidade de interagir e deleitar-se com o fascínio da beleza dos contos, fábulas, lendas, etc. O prazer da leitura é a atividade mais importante para a aquisição de outros conhecimentos, devendo  o momento da história se tornar um rico instrumento pedagógico para o desenvolvimento da criança, estimulando-a para diversas aptidões da vida. 


BlogdoCAP: O que a motivou a desenvolver esse projeto de extensão?
Percebe-se que a ausência da contação de história infantil de forma dinâmica e crítica, tem sido um dos principais entraves que tem contribuído para a falta do gosto de ler na escola. Esse problema de responsabilidade social nos instigou enquanto professora pesquisadora dos estudos sobre linguagem, literatura e infância atuante no Departamento de Educação do CAP/UERN, a propor uma ação extensiva que terá a participação dos alunos do curso de Pedagogia no desenvolvimento de oficinas literárias nas escolas do referido município, em que serão desencadeadas atividades pedagógicas com as crianças objetivando despertar o gosto pela leitura, valorizando a importância dos contos infantis, contribuindo para conhecer e desenvolver o mundo da imaginação, através do faz-de-conta, em seus vários gêneros. A ação extensiva tem o intuito de desenvolver a construção de uma cultura literária na escola em que os alunos, desde cedo e os professores possam sentir interesse em ler por prazer, para aprender, imaginar e criar novas realidades a partir do que a leitura proporciona.


BlogdoCAP: Obrigada pela contribuição e em nome do CAP desejamos sucesso na execução dos trabalhos.

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