sexta-feira, 16 de março de 2012

Projeto de Extensão

Alunos do Curso de Pedagogia desenvolveram Projeto de Extensão: A Universidade Fomentando Leitores na Escola.

Os alunos do Curso de Pedagogia do CAJIM/UERN, sob a coordenação da Profª Francisca Edilma Braga Soares Aureliano desenvolveram o Projeto de Extensão “A Universidade Fomentando Leitores na Escola”.

A ação extensiva foi realizada na Escola Municipal Francisco Francelino de Moura com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma cultura da leitura da literatura nos alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por meio de oficinas literárias.

As oficinas literárias foram: A hora do Conto, Poesia e Vida, História e Arte e Palanquinho da leitura. Nesta última, as crianças foram estimuladas a ler, comentar ou indicar os livros que pegaram emprestado na Biblioteca da Escola.

Os alunos universitários receberam a denominação de “Agentes de Leitura” por assumirem o papel de contadores de histórias, dramatizadores de contos e leitores da literatura infantil para as crianças.

O trabalho continuará com sua segunda edição no semestre de 2012.1.

Os Agentes de leitura nesta primeira etapa foram: Emylle Barros de Almeida Fonseca, Ranielly Pereira Moura, Hosana Carolina Jales da Silva, Anny Ednária da Silva, Gilmara Gomes da Silva, Ítala Jordana Pereira Bento, Rute Ranny de Souza e Janielly Pereira de Moura.

Estas alunas deram um show de criatividade na promoção do incentivo a leitura das crianças da Escola Municipal e ao mesmo tempo deixaram a sua colaboração para a sociedade, pois “formar a criança leitora é um desafio para os educadores diante da indústria cibernética que prioriza o tecnológico em detrimento do texto impresso, mas sabemos que é o nosso dever enquanto educadores resgatar a magia que a leitura de um livro pode ainda proporcionar a criança e principalmente desenvolver o seu potencial cognitivo”, comentou a professora Edilma Aureliano.

Confira algumas imagens:  

Profª Edilma e alunas nos preparativos para as oficinas

Criançada atenta as histórias





Nenhum comentário:

Postar um comentário