quarta-feira, 9 de maio de 2012

História do Campus de Patu

Deu no Blog Folha Patuense

História do Campus Avançado de Patu
Capítulo 3

Em 11 de Setembro de 1985, realiza-se a eleição para Vice-Reitor, sendo escolhido o Profº Antônio Capistrano. Vários meses depois o Pe. Sátiro renuncia e o Profº Capistrano assume os destinos da FURRN em 09 de Janeiro de 1987. Humanista por vocação, sempre procurou solucionar os impasses de maneira diplomática. Costumava visitar os Campi frequentemente e sem rodeios encaminhava as soluções de maneira muito prática. Em sua gestão, foram construídas mais três salas destinadas aos departamentos de Pedagogia, Ciências (Matemática) e Ciências Contábeis; ampliada a Biblioteca e a cantina; construído um Auditório com capacidade para 150 pessoas e a Praça do Estudante; foi adquirido uma Xerox e um telefone, além da revisão geral das instalações elétrica e hidráulica do Campus; restaurado os móveis antigos e equipados os Departamento e a Biblioteca.
Ex-reitor Antônio de Farias Capistrano

Ainda na administração do Profº Capistrano, foram realizados vários seminários e no apagar das luzes da gestão do Reitor e do Coordenador foi as duras penas realizada a 1ª etapa do curso de Especialização, onde apenas um professore deixou de participar.
Por falta de tempo o Profº Antônio Capistrano não inaugurou todas as obras realizadas na sua gestão, no Campus de Patu.
Ex-reitor Antônio Gonzaga Chimbinho

Inicia-se então a administração do Reitor, Profº Antônio Gonzaga Chimbinho, eleito em pleito direto. Como já estava quase no final do mandato do coordenador, profº João Ismar de Moura, o tempo tornou-se insuficiente para realizar algumas obras planejadas para melhorar o funcionamento do Campus. Neste período foi inaugurado o Auditório Profº Antônio Capistrano, a Praça do Estudante e a Biblioteca Profª Mônica Moura que havia sido ampliada e reequipada. As solenidades de inauguração foram presididas pela Profª Maria das Neves Gurgel de Oliveira Castro, Vice-Reitora, representando o Magnífico Reitor.
Logo em seguida inicia-se a campanha para a 2ª eleição de coordenador do Campus Avançado de Patu. Três chapas disputam o pleito, formadas pelos Professores: a 1ª Ozório Menezes e José Luciano, a 2ª Luiz Gonzaga de Oliveira e Moseneide Alves e a 3ª Terezinha Soares e Aurélio Quirino, para coordenador e vice respectivamente. No final saiu vitoriosa a 2ª chapa.
Ex-diretor Luís Gonzaga de Oliveira

Conforme as novas vigências, no dia 11 de dezembro de 1989 foram empossados os Professores Luiz Gonzaga de Oliveira – Coordenador e Moseneide Alves de Lima Félix – Vice- Coordenadora, em solenidade presidida pela Vice – Reitora, com a presença de autoridades locais e representações de todos os segmentos da Universidade. Encerra-se assim a gestão do Profº João Ismar de Moura, que durou praticamente 10 anos. Dias depois, foi solicitado ao então Governador Dr. Geraldo José de Melo a disponibilidade do Profº João Ismar de Moura para o Gabinete do Prefeito de Patu, onde serviu como Assessor Administrativo até 30 de Março de 1991.

Na gestão do diretor Luis Gonzaga de Oliveira o Campus recebeu ampliação através de construção de mais três salas para atense aos cursos de Matemática, Ciências Contábeis e Pedagogia.

O Profº Luiz Gonzaga de Oliveira, iniciando a sua gestão fez mudanças no Setor Administrativo, tais como: o remanejamento de funcionários da secretaria para os Departamentos e para Biblioteca; efetuou a contratação de mais alguns funcionários e professores para atender as necessidades detectadas na gestão anterior; deu continuidade à 2ª etapa do Curso de Especialização, coordenou o vestibular de 1991 e a solenidade de conclusão dos formandos de 1990.

Digitação: Herbson Castro - Servidor Cap-UERN.
Fonte: Blog da Folha Patuense

Nenhum comentário:

Postar um comentário