quinta-feira, 28 de junho de 2012

Informativo sobre a Greve

Secretário de Administração apresentará proposta para tentar pôr fim à greve da Uern


A audiência entre representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e o Governo do Estado foi remarcada de segunda-feira (25) para hoje, às 10h, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, localizada no Centro Administrativo, Natal. A reunião foi marcada pelo titular da pasta, Álber Nóbrega, para, segundo ele, apresentar proposta aos servidores para encerrar a greve na Uern, que completa hoje 55 dias.

Será a primeira reunião direta entre servidores e Executivo. As duas anteriores aconteceram por intermédio do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (audiência de conciliação, dia 29 de maio, sem acordo) e através da Assembleia Legislativa, no último dia 21, que encaminhou a audiência de segunda-feira e adiada para hoje.
Professores e técnicos-administrativos da Uern entraram em greve dia 3 de maio, alegando descumprimento de acordo pelo Governo do Estado, firmado em setembro de 2011, de reajuste salarial de 10,65% em abril deste ano, a primeira parcela de um escalonamento de 27% em três anos. Mas, o Executivo tem alegado não ter amparo legal para cumprir.

O presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Flaubert Torquato, afirma que, apesar das decepções de tentativas anteriores, os professores estão otimistas e esperam uma reunião produtiva. "Há uma grande expectativa de que o governo finalmente apresente uma proposta concreta para resolver a situação", diz.

Segundo ele, a Aduern vai disposta a ouvir o que o governo tem a oferecer e que a categoria está disposta em negociar. "Queremos o cumprimento do acordo, a forma como vai ser cumprido podemos discutir. Estamos dispostos à negociação e, dependendo da proposta do Governo, o impasse pode ser resolvido amanhã", completa o docente.

Além dos professores, participarão da audiência representantes do Sindicato dos Técnicos-Administrativos da Uern (Sintauern). O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também acompanhará o desenrolar do encontro, já que pode ser decisivo para pôr fim à greve na Universidade, já que está comprometendo mais um ano letivo como em 2011.

Os servidores da Uern vão à audiência amparados em decisões do Tribunal de Justiça, considerando legal a greve. A primeira foi dia 30 de maio, quando a desembargadora convocada Sulamita Pacheco negou liminar ao Governo do Estado que pedia a suspensão do movimento. Uma semana depois, todos os desembargadores mantiveram a decisão.

Os professores se reunirão amanhã em Assembleia Geral Extraordinária, às 10h, na sede da Aduern em Mossoró, para avaliar a proposta que deve ser apresentada hoje pelo Governo do Estado. A reunião decidirá se a categoria aceita a eventual proposta ou se mantém a greve, programando outras atividades como atos públicos e debates. 


'Encontro com Autoridades' hoje mobiliza sociedade organizada

Enquanto uma comissão da Uern é recebida pelo Governo do Estado, hoje, representantes de segmentos da sociedade de Mossoró discutem a situação da Universidade, que enfrenta, além de defasagem salarial, problemas de estrutura e orçamento reduzido. O "Encontro com Autoridades" está marcado para as 9h, na sede da Aduern.

Segundo a organização, o objetivo é obter apoio de importantes entidades de Mossoró e do Estado na luta em defesa da instituição. São escolas públicas e particulares de Mossoró, Câmara Municipal, Prefeitura, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 12ª Diretoria Regional de Educação (Dired), Igreja Católica e Evangélica.

Também Maçonaria, Sociedade Espírita de Mossoró, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), Intersindical, Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest-RN).

E ainda Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Adufersa), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), Rotary Club e Lions.

Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social da Indústria (Sesi). A intenção é realizar uma reunião ampliada, mobilizando toda a sociedade civil organizada em favor do fortalecimento da Uern.

FONTE: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário