segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Departamento de Educação do CAP promoverá II SIEP e I ESEPEL



II SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO ESTÁGIO EM PEDAGOGIA – II SIEP

I ENCONTRO DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CURSOS DE LICENCIATURAS – I ESEPEL

3ª Circular

TEMA: ESTÁGIO, PESQUISA E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

O Departamento de Educação do Campus Avançado de Patu – CAP/UERN realizará, no período de 24 a 26 de outubro de 2012, o II Seminário de Integração do Estágio em Pedagogia – II SIEP, juntamente com o I Encontro de Supervisores de Estágio e Práticas Educativas em Cursos de Licenciaturas I ESEPEL.

A proposta emerge da necessidade de discussão sobre a atuação do estagiário nas instituições-campo de estágio e a contribuição dos Cursos de Licenciatura nesses espaços. A ideia de conjugar dois eventos com características similares advém da constatação de que existe, nesse contexto, uma carência no que se refere à integração dos sujeitos envolvidos nas diferentes práticas formativas que se realizam nos espaços intra e extra-muros acadêmicos que contribuem significativamente para a formação profissional dos licenciandos dos diferentes cursos da UERN, não só através do estágio, como também dos programas formativos, os quais possibilita-os vivenciarem experiências multiplicadoras de saberes, voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão.

A necessidade de ampliar o debate permitiu-nos visualizar a possibilidade de reunir supervisores de estágio, professores da educação básica, alunos estagiários do CAP e de outros Campi da UERN, como também de outras IES, para discutir os problemas inerentes às práticas educativas que se concretizam nesses espaços, na perspectiva de que se alcancem os seguintes objetivos:

· Intensificar possibilidades de estudos e pesquisa no contexto do estágio supervisionado dos Cursos de Licenciatura, considerando-se os espaços escolares e não escolares.

· Socializar experiências de estágio e suas peculiaridades em diferentes cursos de licenciaturas.

· Discutir os conflitos de interesse entre o estágio curricular obrigatório e o estágio não obrigatório.

· Discutir os projetos de extensão e programas formativos como espaço de atuação do estagiário.

De caráter interdisciplinar, os eventos configuram-se como oportunidades de discussão acerca de investigações e experiências relativas à construção e execução de práticas pedagógicas que envolvem temáticas como as metodologias de ensino das disciplinas da educação básica, as relações interpessoais e os diferentes aspectos da gestão escolar e dos processos educativos, as quais se concretizarão através de atividades como conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas pedagógicas, sessões de comunicação, salas de experiências didático-pedagógicas e apresentação de pôsteres.

As datas para a proposição de atividades e inscrição de trabalhos serão divulgadas em breve, através do lançamento do Blog do evento. Mais informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico iisiep.esepel@gmail.com.

Patu, 20 de agosto de 2012.

Coordenação geral: Antonia Sueli da Silva Gomes Temóteo
Vice-coordenação: Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo
1º secretário: Maria Ghisleny de Paiva Brasil
2º Secretário: Gercina Dalva
3º Secretário: Iure Coutre Gurgel
1º Tesoureiro: Mônica Alves Brasiliano
2º Tesoureiro: Acad. Francisco Mateus Alexandre de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário