terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Conheça o perfil de cada um dos candidatos à Reitor e Vice-Reitor da UERN



Tendo em vista que o processo eleitoral para escolha de novo gestor da UERN está em andamento, o Blog do CAP traz para vocês um resumo sobre o perfil dos candidatos a Reitor e Vice-Reitor da UERN.

A eleição será dia 20/03 das 08h às 22h no Campus Central e nos Campi de Assu, Caicó, Patu, Pau dos Ferros e Natal, bem como nos Núcleos Avançados da UERN.
 
Curiosidade: Os votos para Reitor e Vice-Reitor não são vinculados, ou seja, você poderá votar em um candidato para Reitor que compõe a chapa A e um candidato a Vice-Reitor de Chapa B, por exemplo.
 
Após a eleição, a lista tríplice passará pelo Conselho Universitário (CONSUNI) e depois será encaminhada para a governadora Rosalba Ciarlini nomear o reitor e o vice que cumprirão mandato de quatro anos.
 
Conheça o perfil de cada um deles:

1 - Candidatos à Reitor(a):

 
ANA LÚCIA DANTAS
 
ANA DANTAS é bacharela, mestra e doutora em Física pela UFRN, e pós-doutora pela Universidade do Colorado (EUA). Ingressou na UERN em 1998 como professora do Departamento de Física (FANAT).
 
Sua experiência de gestão inclui a chefia do Departamento de Física, direção do Departamento de Pesquisa da PROPEG, coordenação do Curso de Ciência da Computação do Campus de Natal, equipe que criou o Mestrado em Física e a direção do Campus de Natal, cargo que ocupa desde 2008 e para o qual foi reeleita em 2012 com 99,7% dos votos.

Currículo Vitae completo: http://lattes.cnpq.br/7211312864602492
 

 
GILTON SAMPAIO DE SOUZA

GILTON SAMPAIO possui graduação em LETRAS, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas (1992, em Pau dos Ferros) e especialização em DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR (1995, em Mossoró, na Faculdade de Educação/FE), pela UERN; mestrado na área de LINGUÍSTICA APLICADA (Estudos da Linguagem), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 1999, em Natal), doutorado em LINGUÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2003, em Araraquara).
 
É professor adjunto IV, na área de Linguística, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com atuação no Campus de Pau dos Ferros. Em gestão acadêmica, exerceu as funções de Chefe do Departamento de Letras (2003-2007), Coordenador das Especializações em Linguística Aplicada e Língua Inglesa (2004-2005); Coordenador do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras (2007-2008) e Diretor do Campus Avançado de Pau dos Ferros (2007-2011 e, em segundo mandato, desde 2012), sendo eleito democraticamente pelos pares para todas essas funções de gestão.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3773731288635522
 
PEDRO FERNANDES RIBEIRO NETO
PEDRO FERNANDES nasceu em Mossoró (RN), é graduado em Ciência da Computação, mestre e doutor em Engenharia Elétrica (Engenharia da Computação – Desenvolvimento de software). Casado com Yaskara Menescal, é pai de Yasmin (16), Yngrid (13) e Pedro (13). Ingressou na UERN em abril de 1998, tendo participado da elaboração do bacharelado em ciência da computação e do mestrado em Ciência da Computação.
 
Foi chefe do Departamento de Pós-Graduação da PROPEG, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Vice-coordenador do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Regional Nordeste); Membro do Diretório Nacional do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação; Membro da Diretoria Executiva Nacional do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3091123485499725
 
2 - Candidatos à Vice-reitor(a):
 
ALDO GONDIM FERNANDES

ALDO GONDIM nasceu em Campo Grande (RN), é graduado em Educação Física e especialista em “Gestão Universitária” e “Lazer e Recreação”. Casado com Magnólia Pinto, é pai de Ramon (22) e Bruno (16). Ingressou na UERN em março de 1987, quando participou do processo de reconhecimento do curso de Educação Física.
 
Foi chefe do Departamento de Educação Física por dois mandatos e atualmente está no segundo mandato como Diretor da Faculdade de Educação Física da UERN, sendo também o Coordenador do Fórum de Diretores da instituição.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0642213364012170
 
Aldo compõe chapa com o candidato Pedro Fernandes. Clique aqui para ver a Carta Proposta destes candidatos e visitem o site para ter mais informações: pedroealdo.com.br


CARLOS ALBERTO NASCIMENTO DE ANDRADE
CARLOS NASCIMENTO possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1986), graduação em Ciências Sociais - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2003). Atualmente é adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem experiência na área de Sociologia e Política Educacional, com ênfase em Teoria Sociológica e Planejamento Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: clássicos da sociologia, políticas públicas, partidos políticos, análise política, futebol potiguar, sociologia da educação, descentralização da educação e gestão educacional.

 
 
Carlos Nascimento não forma chapa com candidatos à Reitor, tem candidatura independente. 


 
GLAUCIA HELENA ARAÚJO RUSSO
 


GLÁUCIA RUSSO é graduada em Serviço Social pela UERN, mestra e doutora em Ciências Sociais pela UFRN. Ingressou na UERN em 1987 como técnica administrativa e iniciou sua carreira docente na UERN em 1994, como professora do Curso de Serviço Social na Faculdade de Serviço Social (FASSO).

Sua experiência administrativa é bastante diversificada, tendo sido presidenta da associação dos funcionários da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (AFFURN), atual SINTAUERN (1994), presidenta da Cooperativa Caiçara de Artistas, Técnicos e Produtores Culturais de Mossoró-RN (1997), diretora do Centro de Estudos e Programação Cultural da UERN (1995), chefe do Departamento de Serviço Social (2000) e atualmente é vice-diretora da FASSO.

Currículo Vitae completo: http://lattes.cnpq.br/4354258494126959

Glaucia compõe chapa com a candidata Ana Dantas. Clique aqui para ver a Carta Proposta destas candidatas e visitem o site para ter mais informações: www.uernquequeremos.com.br
 
LÚCIO NEY DE SOUSA
LÚCIO NEY é formado em Matemática, pela UERN; com especialização em Álgebra Linear, Educação Especial e também em Direito, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Doutoramento em Ciências Jurídicas Sociais com defesa marcada para 26 de março de 2013, na Universidad Del Museo Social Argentina – UMSA, em Buenos Aires. Professor Titular, iniciando suas atividades na UERN em 01/03/1978.
Atuou na administração superior da UERN como membro de todos os Conselhos: Presidente do Conselho Curador, Vice-presidente do Conselho Universitário - CONSUNI, do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão - CONSEPE e do Conselho Diretor. Eleito Vice-reitor da UERN, no período de 1997 a 2001. Membro da primeira Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD -, sendo seu Presidente de 1997 a 2001. Participou da elaboração dos Planos de Cargos, Carreira e Salários dos Docentes e dos Servidores Técnico-administrativos da UERN. Exerceu a função de Chefe do Departamento de Matemática e Estatística e, atualmente, é Coordenador Pedagógico do curso de Matemática no Núcleo de Apodi. Atualmente é o Professor com maior tempo de serviço em efetivo exercício; é o Decano da Universidade.

Lúcio Ney compõe chapa com o candidato Gilton Sampaio. Clique aqui para ver a Carta Proposta destes candidatos e visitem o site para ter mais informações: www.giltonelucio.com
 

Nota do Blog: Todas as informações aqui apresentadas foram tiradas dos sites dos referidos candidatos e/ou de seus Currículos Lattes. O Blog do CAP não toma partido por nenhum dos candidatos e trará notícias da campanha de forma imparcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário