sexta-feira, 17 de maio de 2013

Docente e Discente do CAP serão entrevistados em programa de rádio

O Prof. Aluisio Dutra de Oliveira e a formanda do Curso de Ciências Contábeis do CAP, Luciana Carla da Silva, serão entrevistados no programa Vozes do Sertão da rádio da FM Independência da cidade de Campo Grande - RN (104,9 Mhertz). O convite partiu do apresentador do programa, Caramuru Paiva e irá ao ar nessa sexta-feira (17/05) às 16h


Entre outros assuntos, a entrevista será sobre o trabalho de conclusão de curso da concluinte Luciana Carla, que intitula-se: "Análise do Custo de Construção de  Cisternas de Placas do Programa P1MC no Semiárido do Rio Grande do Norte", cujo orientador foi o prof. Aluisio Dutra.


O P1MC (Programa Um Milhão de Cisternas) é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido da ASA BrasilO objetivo do P1MC é beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas em toda região semiárida com água potável para beber e cozinhar, através das cisternas de placas. Juntas, elas formam uma infraestrutura descentralizada de abastecimento com capacidade para 16 bilhões de litros de água.


O programa é destinado às famílias com renda até meio salário mínimo por membro da família, incluídas no Cadastro Único do governo federal e que contenham o Número de Identificação Social (NIS). Além disso, é preciso residir permanentemente na área rural e não ter acesso ao sistema público de abastecimento de água. 

Luciana, através de pesquisa fez uma análise dos custos de construção de cisternas de placas do Programa P1MC no Semiárido do Rio Grande do Norte, procurando evidenciar o custo total e unitário para construção das Cisternas, sendo esta política uma medida de combate à falta d’água no Semiárido Potiguar que sofre com o período da estiagem.

Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde foi feita uma consulta em obras já publicadas, artigos, dissertações e textos, sites, etc. e um estudo de caso na região semiárida do Rio Grande do Norte, sendo coletadas informações e dados, seu orçamento, custos e materiais utilizados. Além disso, foi elaborado um levantamento sobre os municípios potiguares que atualmente foram contemplados com este programa governamental, abordando histórico, público alvo e condicionalidades para as famílias que foram beneficiadas. Verificou-se através da análise os gastos ocorridos no período de construção das cisternas de placas, desde sua etapa inicial até a sua conclusão, estando aptas a serem entregues a comunidade.

Se você se interessou pelo assunto, ouça a entrevista hoje (17/05) no Programa Vozes do Sertão, no ar a partir das 16h.

O CAP parabeniza o Prof. Aluisio Dutra e a formanda Luciana Carla pelo êxito em seu trabalho de conclusão de curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário