sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Fique por dentro dos recursos de Acessibilidade no Portal UERN


 


A UERN é pioneira no quesito acessibilidade na Web. Foi uma das primeiras instituições de ensino superior do Brasil a adotar as recomendações da lei de acessibilidade, o Decreto Lei nº 5.296 de 02/12/2004 que prevê em seu Artigo 8º a acessibilidade nos sistemas de comunicação, contextualizando-se com o ambiente da web.


Esse decreto prevê também que em Instituições Públicas seja obrigatório, pelo menos o nível básico de acessibilidade em suas páginas da web. Logo que a lei da acessibilidade entrou em vigor, a UERN já estava cumprindo com as recomendações básicas. Como referência para acessibilidade seguimos as Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG). O WCAG é uma recomendação do W3C, o consórcio que define padrões para Web.
Abaixo alguns esclarecimentos sobre acessibilidade e alguns procedimentos adotados no portal UERN. 


Acessibilidade é um conceito universal, cujo objetivo é ampliar o alcance da informação o máximo possível e ao mesmo tempo, eliminar o máximo de barreiras possíveis. O conceito de acessibilidade também é muito abrangente. A intenção é que o site seja acessível para usuários comuns, para pessoas com necessidades especiais, para diferentes tipos de dispositivos e para diferentes tipos de navegadores. Focar em um só desses itens é uma ação pontual e não está seguindo a acessibilidade em sua essência universal. 


A acessibilidade é uma ação benéfica para todas as pessoas que acessam uma interface. Para o desenvolvedor, facilita na manutenção, o usuário comum conseguirá acessar o site rapidamente através de sites de busca, devido a fácil indexação. A acessibilidade também beneficia pessoas com necessidades especiais, como também beneficia as pessoas que acessam o sites via dispositivos móveis, ou seja, é bom fazer o site acessível porque é algo que traz vantagens para todo mundo.


Baseando-se nessa visão universal de acessibilidade, adotamos a estratégia de construir uma única interface para todos os usuários e para a maior quantidade de dispositivos possíveis e adicionar nessas páginas recursos apropriados para fornecer acessibilidade em cada situação. Por isso, os nossos sites ou sistemas web não possuem links do tipo: "acessível para deficientes visuais". Pode existir algumas excessões que são inseridas em situações específicas, mas a prioridade é de uma única interface que resolva o maior número de situações possíveis. Dessa forma evita de termos um site principal em constante atualização e uma versão acessível com informações defasadas. Uma interface única repassa confiança para todos os usuários, pois eles terão as informações sempre atualizadas e nunca estarão em desvantagem com relação a outros usuários. 


Obs.: O Portal UERN foi construído prevendo sua utilização nos diversos navegadores, porém, nossos sistemas web, devido as especificidades dos navegadores e mudanças constantes, algumas envolvendo segurança, recomendamos a utilização do Internet Explorer em sua versão mais atualizada. O suporte técnico da UPD é exclusivo para o Internet Explorer. Segurança, que é o quesito mais importante, depende de foco, por isso nossa preocupação de focar nosso suporte de sistemas web em um único navegador. A acessibilidade só pode vir depois da segurança. A segurança da informação sempre vem em primeiro lugar.

Não utilizamos selos ou mensagens do tipo "esse site é acessível". Pois esses selos são gerados a partir de um validador automático e tem situações na acessibilidade que não é possível de ser validadas por máquinas. EX: O cuidado de colocar siglas sempre com o significado dela do lado é algo que não pode ser validado pela máquina, mas fazem com que as pessoas compreendam do que se trata a sigla. O outro motivo é que, infelizmente, muitos sites tem usado os selos, mas quando acessamos, o conteúdo geralmente está mal estruturado, dificultando a navegação, por isso, muitas pessoas passaram a desconfiar de sites que usam o selo. Passar no teste da máquina é fácil e não garante uma verdadeira acessibilidade, por isso optamos por não utilizar o selo e no lugar, colocamos um link que leva para esse texto que esclarece sobre o tema acessibilidade.
 

Lembramos também que a estrutura de sites e sistemas da UERN é de alta complexidade e como tal, é preciso ter consciência que é necessário manter alguns procedimentos manuais, seja para resolver casos extrasistema que não foram previstos, seja para resolver o problema em uma situação extrema em que ocorra uma falha na rede. No caso específico dos deficientes visuais a sugestão da equipe técnica é que tenha uma pessoa do setor especializado disponível para dar suporte em uma situação de dificuldade de acesso.

Para ter suporte técnico-pedagógico ou apoio com relação a uso de tecnologia assistiva, procure o Departamento de Apoio à Inclusão - DAIN - que é o órgão que centraliza as discussões e ações relativas à inclusão e acessibilidade na UERN. O site é o seguinte: http://www.uern.br/graduacao/dain/
 

Veja agora 10 recursos de acessibilidade que disponibilizamos no Portal UERN

1. Muitas pessoas com incapacidades cognitivas têm grandes problemas com blocos de texto justificados (alinhados às margens esquerda e direita simultaneamente). As páginas ficam com espaços desiguais entre as palavras, o que pode dificultar a leitura do texto para algumas pessoas. Por isso utilizamos por padrão o alinhamento à esquerda.


2. Para dar um conforto aos usuários em geral, mas principalmente vendo o caso dos deficientes cognitivos e visuais, evitamos colocar objetos mexendo na tela. Evitamos também que objetos pisquem na tela, quando necessário, garantimos transições suaves, pois quando o objeto pisca na faixa de 4 a 59 pulsos por segundo (Hz) pode desencadear ataques ou ausências nas pessoas com epilepsia fotossensível.



3. Menu Redundante no rodapé da página para facilitar o acesso para pessoas com deficiência visual, mas que também proporciona um conforto maior da navegação em geral.



4. A navegação foi estrategicamente desenvolvida e hierarquizada para um fácil acesso por pessoas com deficiência visual



5. imagens que usam texto alternativo para usuários com deficiência visual possam saber de que se trata a imagem.



6. Recomendamos e utilizamos o uso de siglas sempre acompanhadas com seus significados



7. Disponibilizamos transcrições de vídeos, na nossa seção de tutoriais, para dar suporte para pessoas com deficiência auditiva. Porém, elas são úteis também para alunos ou profissionais de outros países que ainda estão adquirindo fluência em português. Eles podem facilmente buscar pela tradução do termo que desejar.



8. link de atalho direto para conteúdo e direto para o menu criados exclusivamente para pessoas com deficiência visual



9. Indicação no título da página de que se trata da página principal. Dessa forma pessoas com deficiência visual saberão rapidamente se elas estão ou não na home page do site.



10. Recurso para aumentar o tamanho da fonte proporcionando um maior conforto para leitura do texto e também auxilia pessoas com capacidade visual reduzida.



Fonte: Portal da UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário