sexta-feira, 27 de setembro de 2013

UERN comemora seus 45 anos

Amanhã (Sábado, 28/09) a UERN realizará sua Assembléia Universitária em homenagem ao aniversário de 45 anos, na oportunidade também tomarão posse o Prof. Pedro Fernandes Ribeiro e o Prof. Aldo Gondim, para os cargos de Reitor e Vice-reitor da UERN, respectivamente.



Criada em 1968, como universidade municipal, a UERN está hoje presente, de forma direta, com seus campi avançados e núcleos de educação superior, em 17 cidades do Rio Grande do Norte. São 6 campi, incluindo o Campus Central, em Mossoró, a segunda maior cidade do estado, e 11 núcleos. Os campi avançados localizam-se em Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Os núcleos estão sediados nas cidades de Areia Branca, Apodi, Caraúbas, Umarizal, São Miguel, Alexandria, João Câmara, Touros, Macau, Nova Cruz e Santa Cruz. A presença da UERN no estado está de tal modo distribuída, que não há uma só cidade à distância de mais de 70 km de uma dessas unidades universitárias.

O slogan da UERN diz muito da visão de mundo dos que a criaram e do que eles imaginavam ser o papel de uma universidade: Liber vi spiritus - livre pela força do espírito. Eram humanistas que acreditavam na força da educação, para a emancipação do homem, e na força de uma universidade, para a emancipação de uma região. Os fundadores da UERN, tendo à frente o professor João Batista Cascudo Rodrigues, compreendiam muito bem a relação existente entre universidade e desenvolvimento regional, e ao longo de sua existência, cada vez mais de modo efetivo, a UERN vem cumprindo o papel de indutora, atuando em, pelo menos, três frentes: formação de recursos humanos, produção de conhecimento sobre a região e formulação de propostas para o desenvolvimento desta.

A UERN oferece hoje 31 cursos de graduação, nos quais estão matriculados quase 11 mil alunos. A cada ano a Instituição admite cerca de 2500 alunos, distribuídos pelas 93 opções de entrada. Oferece atualmente 22 cursos de especialização, frequentados por mais de 800 estudantes, e 7 cursos de mestrado (Física, Ciência da Computação, Letras, Ciências Naturais, Educação, Ciências Sociais e Humanas e Saúde e Sociedade), além da oferta de um curso de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Na área de pesquisa, a instituição conta 64 grupos de pesquisa cadastrados, envolvendo 430 professores-pesquisadores. O progresso, na área do ensino e da pesquisa, também é visível no campo da extensão: são muitos os projetos aprovados, e grande o número de ações realizadas.

A cerimônia acontecerá no Teatro Dix-huit Rosado, na cidade de Mossoró-RN, a partir das 19h. Toda a Comunidade Acadêmica da UERN está convocada a participar. 

Lembramos que os docentes devem se apresentar com vestes talares e demais convidados passeio completo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário