segunda-feira, 31 de março de 2014

Matrículas on-line para alunos veteranos iniciam nesta segunda-feira, dia 31

Semestre 2014.1
Os alunos veteranos dos Campi e Núcleos Avançados da UERN devem ficar atentos aos prazos de matrículas no semestre 2014.1. 
 
Todas as etapas serão on-line, não haverá momento presencial e não há necessidade de impressão de comprovante. As aulas iniciam no dia 14 de abril.

A primeira fase da Matrícula On-line tem início na próxima segunda-feira, dia 31, de 9h às 23h59, e segue na terça-feira, dia 01 de abril, de 6h às 23h59. Os estudantes devem priorizar o acesso direto ao Portal do Aluno, através do http://sae.uern.br. Nesta primeira fase, os estudantes devem fazer a pré-matrícula nos componentes curriculares. Na segunda fase, dia 02 de abril, de 6h às 23h59, o aluno poderá incluir novos componentes.

Ciente que em todas as fases o horário de acesso ao sistema estará disponível das 6h às 23h59, exceto no primeiro dia, onde o processo começará às 9 horas, o estudante que tentou efetuar pré-matrícula nas duas primeiras fases e não conseguiu por falta de vaga, e aquele que não participou do processo, terão uma nova chance no dia 03 de abril quando inicia a terceira fase, que vai de 6h às 23h59.

O diretor da Unidade de Processamento de Dados (UPD), Carlos Moisés, destaca que somente terão acesso ao formulário online de matrícula na terceira fase, os alunos que não efetuaram pré-matrícula nas duas primeiras fases. “Pela experiência que tivemos nos processos anteriores, cerca de 70% a 80% das vagas são ocupadas nas duas primeiras fases”, afirma Carlos Moisés, acrescentando que o preenchimento das vagas não é por ordem de chegada, essa classificação segue critérios que constam no Regulamento dos Cursos de Graduação da UERN.

Uma das novidades, em comparação ao semestre 2013.2, é que o trancamento voluntário só poderá ser feito a partir da quarta fase, no dia 4 de abril, de 6h às 23h59. Uma vez realizado o trancamento voluntário, o aluno não poderá desfazê-lo. O aluno tem direito a três trancamentos voluntários e um compulsório durante todo o seu programa de estudos. O estudante que não participar de nenhuma das quatro primeiras fases, que compreendem a pré-matrícula e o trancamento voluntário, receberá automaticamente o trancamento compulsório. Se o estudante já tiver, em seu histórico, um trancamento compulsório anterior, seu nome entrará para a relação de possíveis desligados dos cursos de graduação da UERN.

Pelo calendário de matrículas, nos dias 07 e 08 de abril (5ª fase), será aberto o período para aqueles que participaram das fases 1, 2 e 3, obtendo êxito ou não, e que pretendem ainda tentar a matrícula em componentes curriculares com vagas não preenchidas. Se o aluno chegar na fase 5 e verificar que não conseguiu vaga nos componentes das fases anteriores é recomendável que ele tranque, senão levará um trancamento compulsório.

O dia 11 de abril (6ª fase) é exclusivo para a matrícula curricular como aluno especial.

ACESSO – O estudante deve acessar o Portal do Aluno através do http://sae.uern.br. Ele deve informar os nove primeiros dígitos do CPF e a senha. Caso o aluno tenha perdido a senha, no sistema de recuperação da senha ele deve informar os dados solicitados, dessa forma a senha será encaminhada para o e-mail dele cadastrado no sistema. O aluno deverá liberar o domínio UERN.BR no sistema anti-spam de seu serviço de correio eletrônico.

O aluno que não possuir e-mail cadastrado consequentemente não terá acesso ao portal. Ele deverá ligar para sua unidade acadêmica e solicitar o cadastro do e-mail e geração da senha de acesso.

O estudante deve ler as orientações no Portal do Aluno com atenção. O sistema é intuitivo e possui ícones que facilitam a compreensão. Os estudantes nivelados devem priorizar a matrícula nos componentes obrigatórios.

“À medida que as fases progridem, o número de vagas diminui e, com isso, as chances dos alunos também são menores. É recomendável que os alunos participem do processo desde a fase 1, quando terão mais chance durante os processos classificatórios”, orienta Carlos Moisés.

Caso o estudante possua pendências com o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) é necessário regularizar a situação na Biblioteca do Campus ou Núcleo para realizar a matrícula on-line no semestre 2014.1.


PROGRAMAS ESPECIAIS – Os alunos de programas especiais, como o curso de Gestão Pública, ofertado através de uma parceria com a Escola do Governo, também seguem o cronograma de matrículas on-line dos alunos veteranos da UERN, sendo que eles não poderão participar da fase 4 – Trancamento de Programa –, da fase 5 e nem do período aberto exclusivo para alunos especiais, no dia 11 de abril.

Prazos:
31/03 - 09h às 23h59 e 01/04 de 6h às 23h59 -- Primeira fase da matrícula on-line - pré-matrícula em componentes curriculares;
02/04 - 6h às 23h59 - Segunda fase da matrícula on-line, com inclusão de novos componentes;
03/04 - 6h às 23h59 - Terceira fase da matrícula on-line, exclusiva para alunos que tentaram matrícula em componentes e não conseguiram por falta de vagas;
04/04 - 6h às 23h59 - Quarta fase da matrícula on-line, exclusiva para o trancamento voluntário de programa de estudos;
07/04 e 08/04 - Período para inclusão de componentes curriculares com vagas disponíveis;
11/04 - Matrícula curricular on-line, na condição de aluno especial;
14/04 - Início das aulas do semestre letivo 2014.1.
 
Adaptado de: www.uern.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário