quinta-feira, 15 de maio de 2014

Diretor da COMPERVE fala sobre modificação em reunião do CONSEPE

O diretor da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), prof. Egberto Mesquita, participou na manhã desta quarta-feira (14), atendendo o convite do Reitor Pedro Fernandes, da reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). O objetivo foi trazer ao Conselho as informações que estão nos meios de comunicação quanto a proposta de modificação do Processo Seletivo do Vocacionado (PSV) para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e sobre a adesão por outras universidades brasileiras.

Segundo Egberto Mesquita, o objetivo foi esclarecer ao CONSEPE alguns detalhes do processo de adesão ao ENEM, proporcionando o conhecimento da questão para que os conselheiros possam pensar e, provavelmente, se posicionar quanto às mudanças que devem ocorrer na seleção de alunos da instituição, para que, quando essa proposta chegar até a mesa, o conselheiro já tenha um pensamento mais direcionado. “Nós estamos trabalhando para que essa proposta de mudança no processo de seleção da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) seja encaminhada ao CONSEPE até o começo de julho, que é a prevenção que a Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) tem para que todos os procedimentos sejam definidos, para que as pessoas tenham o entendimento de como vai ocorrer o processo seletivo da UERN."

O prof. Egberto Mesquita acrescenta que a COMPERVE continua com a orientação de que os estudantes do ensino médio realizem suas inscrições no ENEM até o dia 23 desse mês, independente de ser ou não modificado o processo de seleção da instituição.

Benefícios – Na reunião, o professor Egberto Mesquita falou dos fatores positivos na mudança do processo seletivo. Informou que para a aplicação de um PSV, o custo fica em torno de R$ 650 mil, sendo deste montante arrecadado com inscrições R$ 450 mil e o restante para cobertura sai de custeio da UERN. Com a adesão ao ENEM, a UERN seria poupada desse custeio por concurso vestibular e ainda teria recursos para investimentos em alimentação, transportes, residências universitárias e em atividades culturais e de esporte.

Enquanto o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) não dá a palavra final a respeito do assunto, o que deve ocorrer até agosto, a Universidade continua com as visitas aos Campi Avançados, escolas públicas e demais segmentos da sociedade para debater o assunto. “Recomendamos que todos os que querem ingressar no ensino superior, se inscrevam no ENEM”, ressalta o Reitor.

Fonte: www.uern.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário