sexta-feira, 9 de maio de 2014

MEC divulga Edital do Enem 2014


O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Enem 2014 – Exame Nacional do Ensino Médio. Elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o documento que dita as regras de todo o processo não sofreu muita alteração se comparado aos anos anteriores. Abaixo está disponível o link para download do edital.

Além dos regulamentos, no edital estão todas as datas do Enem 2014. Os candidatos que pretendem fazer as provas deste ano precisam ficar atentos, pois quem perder os prazos estabelecidos não terá a chance de participar da atual edição. O período de inscrição do Enem 2014 terá início na próxima segunda-feira (12/05) e encerrará às 23h59min (de Brasília/DF) do dia 23/05. 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet, na página http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.

O link para download do edital do Enem 2014 é este http://enem.inep.gov.br/. Basta clicar para ter acesso ao documento.

O valor da taxa de inscrição do Enem 2014 foi mantido em R$ 35,00. A quantia deverá ser quitada até o dia 28 deste mês. Quem não liquidar o valor dentro do prazo previsto, não terá o registro validado e será impedido de fazer as provas. Concluintes do ensino médio em escolas públicas, ou bolsistas integrais de escolas particulares, são automaticamente isentos do montante. Estudantes membros de famílias de baixa renda que não possuem condições favoráveis ao pagamento podem, durante a inscrição, preencher a declaração de carência do Enem 2014 para pedir isenção.

Todos que tiverem as inscrições devidamente aprovadas receberão, semanas antes das provas, o cartão de confirmação de inscrição com o local de prova do Enem 2014. O documento será entregue pelos Correios no endereço informado por cada candidato. Nele haverá algumas informações pessoais, bem como detalhes sobre o bairro, rua, número e sala de aplicação do Exame.

As provas do Enem 2014 serão aplicadas nos dias 08 e 09 de novembro, sábado e domingo. Em ambos os dias o teste terá início às 13h, sendo a única diferença o horário de término: 17h30min no primeiro dia e 18h30min no segundo. Sempre será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF. No sábado serão aplicadas 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo haverá a redação do Enem 2014, além da mesma quantidade de questões das áreas de Matemática e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Até o dia 12/11 será divulgado o gabarito do Enem 2014. Serão quatro cadernos de prova, cada um com sua cor, tanto no primeiro quanto no segundo dia. Em janeiro de 2015 ocorrerá a publicação do resultado do Enem 2014. Com a nota nas provas será possível participar dos processos seletivos do Sisu, ProUni, Sisutec, Fies e Ciência sem Fronteiras, além de conquistar o certificado de conclusão do ensino médio, caso seja esse o objetivo do estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário