sexta-feira, 11 de julho de 2014

Reitor recebe membros do DCE com pauta de reivindicações

Diálogo

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, recebeu na tarde desta quarta-feira (09), na Sala dos Conselhos, os membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A presidenta do Diretório, Lidiane Samara, apresentou a diretoria do DCE, constituída por 11 membros, uma pauta de reivindicações ao reitor. “Viemos apresentar a estrutura atual do DCE ao reitor e sua equipe, e trazer os anseios dos estudantes. Trata-se de uma pauta estrutural e não política”, afirmou Lidiane.


A pauta foi analisada ponto a ponto pelos membros do diretório e pelo reitor Pedro Fernandes e sua equipe. Alguns pontos foram atendidos prontamente pela reitoria, como a entrega de um computador, com monitor, estabilizador e impressora, além de 15 cadeiras para o DCE. Outras demandas serão analisadas por uma comissão composta por membros da Reitoria e do Diretório, e novas reuniões já foram agendadas para acompanhar o andamento das providências para o atendimento das reivindicações. Uma dessas demandas é a existência de bolsistas para atuar no Diretório Central dos Estudantes. Atualmente existe uma minuta de resolução para regulamentar a atividade. Uma comissão irá analisar o documento para ser encaminhado para apreciação do Conselho Diretor da Universidade.

Os representantes dos estudantes também solicitaram ao reitor a disponibilidade de transporte para a visita aos demais campi avançados e núcleos da instituição, bem como para a participação em eventos. O reitor autorizou o transporte, que será feito através de calendário de visitas apresentado com antecedência ao Departamento de Assuntos Estudantis (DAE), para agendamento junto ao setor de transportes da UERN.

Outra reivindicação apresentada foi quanto à sede do DCE, que atualmente funciona em uma sala da Faculdade de Educação. Os estudantes solicitaram a transferência da sede para o Centro de Convivência do Campus Central. Uma comissão irá analisar o melhor local para a instalação do Diretório, atendendo às necessidades da Universidade e dos estudantes.

Quanto ao novo local de instalação do DCE, o reitor explicou que algumas salas do Centro de Convivência serão ocupadas, como no caso da COMPERVE, que hoje funciona em prédio alugado no Centro de Mossoró, será transferida em breve para uma sala no Centro de Convivência, o que irá representar economia nos aluguéis de imóveis pagos atualmente pela UERN. Segundo o reitor, a meta é que a UERN deixe de direcionar recursos do custeio para o pagamento de aluguéis em pouco tempo. “Já eliminamos o pagamento do aluguel do prédio onde estava o arquivo central, a prática jurídica, em breve iremos transferir a COMPERVE. Também queremos transferir o Conservatório de Música para o Campus Central. Com essa economia, a instituição terá como investir em bolsas para os estudantes, já que são da mesma rubrica”, afirmou o Professor Pedro Fernandes, que convidou os membros do DCE para outros momentos como este. “Nossa prioridade é o estudante. Todo o nosso trabalho na instituição é voltado para vocês. Queremos ouvir seus anseios, suas reivindicações e suas sugestões para melhorar cada vez mais a nossa instituição”, afirmou Pedro Fernandes.

Ainda na reunião com o DCE, o reitor apresentou alguns projetos da Universidade, como o plano diretor do Campus Central, com a concentração da parte administrativa, acadêmica e residências universitárias no mesmo local. Além do Reitor Pedro Fernandes e dos membros do DCE, a reunião contou com o Vice-Reitor, Aldo Gondim; a Chefe de Gabinete da Reitoria, Profa. Raquel Morais; a Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Lúcia Musmee; a Pró-Reitora Adjunta de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Kelânia Freire; o Pró-Reitor Adjunto de Administração, Fábio Bentes; o chefe do Departamento de Assuntos Estudantis, Wagner Miranda e o coordenador do Setor de Bolsas e Estágio, Nestor Duarte.



Matéria: Luziária Machado
Fonte: AGECOM



Nenhum comentário:

Postar um comentário