terça-feira, 16 de setembro de 2014

Diretores artísticos das escolas ressaltam importância do Festuern

http://proex.uern.br/cultura/festuern/default.asp?item=home-festuern

O Festuern 2014 marca a décima edição do evento. O maior festival de teatro escolar do Rio Grande do Norte tem um caráter pedagógico, visto que envolve os alunos e proporciona a oportunidade de estudar e aprender uma arte: o teatro. Este ano o homenageado será o Nordestino Ariano Suassuna (in memoriam), a escolha se deu antes mesmo do seu falecimento.

A praticamente um mês do evento, os trabalhos seguem a todo vapor. Na última quinta-feira (11) encerrou-se o ciclo de encontros denominado de formação continuada, onde foi discutido o andamento dos espetáculos e dicas para os diretores artísticos das escolas. Além de Mossoró estarão participando do evento escolas de Areia Branca, Patu, Pendências, São Gonçalo do Amarante, Apodi, Barcelona, Currais Novos, Lajes, Alto do Rodrigues, Guamaré, Macau e Pau dos Ferros.

Cláudio Rosa, Diretor artístico da Escola Estadual João Godeiro, do Município de Patu destaca a importância do evento: “Estou desde o início do Festuern, participei inclusive como aluno. Acho o evento muito importante, os alunos se envolvem nessa arte e acabam se desenvolvendo melhor em outras disciplinas também, aumentando inclusive o rendimento”, diz o Diretor. Ele está à frente da peça "O dilema de Ceição", trata-se de uma comédia Nordestina, baseada num cordel de sua autoria.

Já Vanessa Marques é diretora artística da Escola Estadual Moreira Dias e está dirigindo a peça "A história de amor entre um químico e uma donzela". “Todo o grupo está muito ansioso, principalmente os alunos. A expectativa para o evento está grande”, afirma a Professora. Para ela o evento é fundamental, pois proporciona a interdisciplinaridade. “Estou iniciando agora e estou aprendendo muito, principalmente na questão da integração de disciplinas. É uma ferramenta didática, os alunos começam a se interessar mais pelas disciplinas e a interagir na formação artística. Está sendo extraordinário”, completa Vanessa.

O Festuern 2014 é um evento patrocinado pela Petrobras, através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, a Lei Câmara Cascudo e, pela Secretaria de Educação do Estado, com apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró e TCM (TV Cabo Mossoró). Os espetáculos acontecerão de 13 a 20 de outubro no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, a entrada é 1 kg de alimento não perecível.

Texto: André Mesquita e Kauany Sousa – Estagiários/Assessoria de Imprensa
 
Fonte: www.uern.br 
(Grifo nosso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário