sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Último Processo Seletivo Vocacionado da UERN tem 15.600 inscritos

Ingresso

Neste fim de semana milhares de alunos se submetem às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das Instituições que utilizam o desempenho do ENEM, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para acesso aos cursos de graduação.

Para o ano letivo de 2015, 60% das vagas da UERN serão preenchidas pelo ENEM/SiSU e 40% pelo Processo Seletivo Vocacionado (PSV). Em números absolutos, a UERN ofertará 2.184 vagas, sendo 1.319 pelo ENEM/SiSU e 865 pelo PSV 2015.

As inscrições do PSV foram encerradas nesta quinta-feira, 06 de novembro, com um total de 15.600 inscritos. No entanto, esse número de inscritos não é definitivo, já que os candidatos têm até a próxima terça-feira, 11 de novembro, para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. No dia 14 de novembro, a COMPERVE irá liberar o número de inscrições confirmadas.

Sobre a seleção via ENEM/SiSU, o diretor da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), Prof. Egberto Mesquita, afirma que a UERN vai aguardar a publicação do edital pela Secretaria de Educação Superior (SESu). Neste edital serão publicadas as normais e as datas para realização da 1ª e da 2ª chamadas. “Após essa publicação, todas as universidades deverão seguir o mesmo cronograma e publicar seus respectivos editais, obrigatoriamente com o termo de adesão ao SiSU. No período de abertura do SiSU, o candidato deverá escolher um dos cursos que serão ofertados por essa via”, explica Egberto.

Os candidatos vão poder disputar as vagas da UERN utilizando os dois sistemas - ENEM e PSV – já que se tratam de dois processos distintos. “Porém, caso venha a ser aprovado, só poderá fazer a matrícula curricular em uma das opções”, ressalta Egberto Mesquita.

Outra peculiaridade é que a UERN teve o cuidado de assegurar as cotas sociais para alunos de escola pública e para as pessoas com deficiência.

Adesão ao ENEM/SISU em 2016 será de 100%

A partir de 2016, a UERN adotará o ENEM como única forma de seleção. Com a adesão de 60% das vagas, a UERN deve receber do governo R$ 1.950.000,00 para ser investido em assistência estudantil. Esse valor poderia ser maior, em torno de R$ 300 mil a mais, caso a adesão tivesse sido total.

“O recurso destinado servirá para dar subsídios e fortalecer a Política de Assistência Estudantil, uma vez que a Universidade poderá contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão”, comenta Egberto Mesquita.


O Programa Nacional de Assistência ao Estudante oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e assistência às pessoas com deficiência. Todas as ações são executadas pela própria instituição de ensino, que deve acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa.

Estes recursos são aplicados de acordo com critérios de seleção que levam em conta o perfil socioeconômico dos alunos, além de critérios estabelecidos conforme a realidade de cada instituição.

Os estudantes da UERN poderão também participar de outros programas federais de apoio à formação. Além disso, a UERN deixaria de retirar do seu orçamento valores para custear o processo seletivo, oneroso para os cofres públicos.
 
Fonte: www.uern.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário