quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Divulgados o gabarito oficial e os espelhos das provas do PSV 2015

Vestibular
A empresa Consulplan, responsável pela elaboração das provas do Processo Seletivo Vocacionado 2015 (PSV 2015) divulga o gabarito oficial e os espelhos das provas que foram aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro de 2014. Este foi o último PSV realizado pela UERN, que passa a utilizar o ENEM/SiSU de forma integral a partir de 2016. Para o ano letivo de 2015, a UERN ofertou 40% das vagas pelo PSV e 60% das vagas pelo ENEM/SiSU.

A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) informa que, atendendo recomendação da UERN, a CONSULPLAN anulou cinco questões da prova de Química que foram objeto de recursos administrativos. Foram anuladas as questões de nº 44, 45, 46, 47 e 49 da Prova de Química, Caderno 1, aplicada no dia 14 de dezembro de 2014.

Outros 8 recursos foram indeferidos pelas bancas examinadoras – sendo 1 de Biologia, 4 de Geografia e 3 de Química. A COMPERVE irá encaminhar os pareceres emitidos pelas bancas examinadoras para os endereços eletrônicos dos candidatos que ingressaram com recurso.

Como não houve recurso contra nenhuma questão da prova aplicada no segundo dia de provas do PSV 2015 – 15 de dezembro, o gabarito divulgado de forma preliminar passa a figurar de forma oficial.

Ressaltando a transparência de todo o processo, o diretor da COMPERVE, prof. Egberto Mesquita explica que, as cinco questões da prova de Química, as quais foram impetrados recursos dentro do prazo estabelecido em edital, foram anuladas devido à falta da tabela periódica no referido caderno de prova.

A COMPERVE vem informar:
- Inicialmente é preciso esclarecer que, conforme parecer da banca examinadora, não se vislumbrou nas questões em pauta qualquer vício alusivo ao seu conteúdo ou processo de elaboração que pudesse acarretar suas anulações, ou seja, as questões são formal e materialmente adequadas à aplicação das provas do PSV 2015;

- O pleito recursal pela anulação das questões baseia-se exclusivamente na ausência de tabela periódica no caderno de prova de alguns candidatos, fato que posteriormente ficou comprovado nos malotes de retorno das provas para empresa Consulplan. Verificou-se que não foram encontradas tabelas periódicas nos cadernos de provas do material de aplicação das salas 86 e 87. Na sala 85, por sua vez, dos 26 cadernos de provas encontrados no malote, apenas 6 possuíam tabela, acarretando neste sentido uma quebra na isonomia do processo junto aos candidatos que não tiveram acesso à tabela;

- Segundo a análise da banca examinadora, a tabela era indispensável para a resolução de apenas uma das 5 questões objeto de recurso. No entanto, houve a caraterização da quebra do tratamento isonômico, pois não se pode desconsiderar a ideia de que os candidatos que possuíam a tabela teriam vantagem sobre aqueles que não a possuíam. Ciente da inexistência de falhas técnicas nas questões elaboradas, porém diante da constatação da não inclusão das tabelas nos cadernos das referidas salas, a UERN recomendou a anulação das questões objeto de recursos administrativos;

- Considerando o exposto e, principalmente, no sentido de preservar o direito à igualdade de informação, a UERN, em conjunto com Consulplan, empresa elaboradora das provas do PSV 2015, decidiram pela anulação das questões de nº 44, 45, 46, 47 e 49 da prova de Química, integrantes do Caderno 1 aplicado no dia 14 de dezembro de 2014, envolvendo os candidatos inscritos para os cursos dos Grupos III e IV.

Clique abaixo e veja:

Mais informações:
COMPERVE - 3315-2153

fonte: www.uern.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário