quinta-feira, 4 de maio de 2017

Ingresso da UERN na rede CAFe possibilita acesso ao Portal de Periódicos da Capes

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) integra a rede CAFe – Comunidade Acadêmica Federal que possibilita, dentre outras vantagens, o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.
O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e de pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta atualmente com um acervo de mais de 38 mil periódicos com texto completo, 123 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
Podem acessar gratuitamente o Portal de Periódicos, em destaque, as Instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais, com pelo menos um programa de pós-graduação, que tenha obtido nota 4 ou superior na avaliação da CAPES. A UERN conta atualmente com três programas de pós-graduação com nota 4.
O Portal é acessado principalmente por meio de terminais ligados à internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados. Além dessa modalidade, o Portal de Periódicos pode ser usado via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e de pesquisa brasileiras.
A rede CAFe permite o acesso remoto ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos disponível para a instituição. Este serviço é provido pelas instituições participantes, usando o nome de usuário e senha para acesso. A UERN conseguiu, através da sua Diretoria de Informatização (DINF), ser cadastrada para ofertar essa nova ferramenta para todos seus servidores (docentes e técnicos).
Os servidores da UERN poderão acessar o Portal Periódicos da CAPES de qualquer lugar do mundo, através do seu smartphone, notebook, tablet ou computador pessoal. Cada servidor receberá no seu e-mail Institucional um login e senha que dará acesso a esse serviço. Quaisquer dúvidas e esclarecimentos, por favor, entrar em contato com a Diretoria de Informatização – DINF, pelo telefone 3315-2222, ou ainda via e-mail: dinf@uern.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário