segunda-feira, 4 de setembro de 2017

INEP divulga resultado do ENADE 2016 e abre período para estudante preencher questionário do ENADE 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na sexta-feira, 1º de setembro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016. Também foram divulgados dois indicadores calculados a partir deste exame: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos observados e esperados (IDD).
O IDD voltou a ser divulgado separadamente como um indicador de qualidade, anteriormente era apresentado apenas como componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Outra novidade é que o processo de divulgação dos indicadores passa a ser dividido em duas etapas.
Na UERN foi avaliado em 2016 o desempenho dos estudantes dos cursos de bacharelado em Educação Física, Enfermagem, Medicina, Odontologia e Serviço Social: 
Ano EnadeÁreaMunicípioConceito EnadeIDD
2016EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)MOSSORÓ33
2016ENFERMAGEMMOSSORÓ43
2016MEDICINAMOSSORÓ34
2016SERVIÇO SOCIALMOSSORÓ53
2016ENFERMAGEMPAU DOS FERROS44
2016ENFERMAGEMCAICÓ44
2016ODONTOLOGIACAICÓ44

➡ ENADE 2017
Esse ano o ENADE 2017, no que se refere à UERN, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos de Bacharelado e licenciatura, conforme quadro abaixo:
Cursos da UERN avaliados no ENADE 2017Modalidade
1.   Ciência da ComputaçãoBacharelado
2.   Ciências BiológicasBacharelado/Licenciatura
3.   Ciências SociaisBacharelado/Licenciatura
4.   Educação FísicaLicenciatura
5.   FilosofiaLicenciatura
6.   FísicaLicenciatura
7.   GeografiaLicenciatura
8.   HistóriaLicenciatura
9.   Letras – EspanholLicenciatura
10.         Letras – InglêsLicenciatura
11.         Letras – PortuguêsLicenciatura
12.         MatemáticaLicenciatura
13.         MúsicaLicenciatura
14.         PedagogiaLicenciatura
15.         QuímicaLicenciatura
Ao todo foram inscritos nos cursos da UERN 2.126 alunos que serão avaliados este ano, entre ingressantes e concluintes. Os ingressantes de 2017.1 foram inscritos, mas são dispensados da prova e sua situação de regularidade é atestada por meio de relatório específico emitido pelo Inep.
Ficam dispensados também os estudantes que colarem grau até o último dia do período de retificações ou que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil.
Estão habilitados a participar os estudantes concluintes dos cursos citados que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 e que tiverem concluído no mínimo 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição.
O Pesquisador Institucional (PI) Prof. Egberto Mesquita alerta ainda que o ENADE é um componente curricular obrigatório dos Cursos Superiores. O estudante que não fizer o ENADE ou não for dispensado, não poderá colar grau e nem receber o diploma.
A partir desta segunda-feira, 4, os inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 já podem preencher o Questionário do Estudante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento faz um levantamento do perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Enade, avaliando diversos aspectos sobre o curso de formação.
O questionário deve ser preenchido até as 23h59 de 26 de novembro, data de aplicação do Enade. Diferentemente do que ocorria em edições anteriores, não será possível responder ao Questionário depois da aplicação.
Fazem parte do Exame a prova para avaliação individual de desempenho e o Questionário do Estudante. Dessa forma, o estudante que não preenchê-lo será considerado irregular no Enade. Para responder, é preciso que o participante já tenha realizado seu cadastro no Portal do Inep e recebido a senha com a qual fará todo acompanhamento de sua inscrição, a consulta do seu local de prova e a conferência de seu resultado individual.
O cadastro dos estudantes é uma das novidades do Enade 2017. Embora as inscrições sejam realizadas pelos coordenadores dos cursos, a partir desta edição é responsabilidade do participante preencher algumas informações pessoais e solicitar, caso necessário, atendimento especializado e/ou específico. Os participantes que desejarem atendimento pelo Nome Social têm de 11 a 15 de setembro para fazer a solicitação.
➡ Endereço da inscrição do ENADE 2017: http://enade.inep.gov.br/enade

Nenhum comentário:

Postar um comentário