quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Homenageados agradecem horarias e destacam os 47 Anos de fundação da instituição


As personalidades homenageadas na noite de segunda-feira (28), por ocasião da realização da Assembleia Universitária que marcou os 47 Anos de fundação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) agradeceram a homenagem recebida e falaram sobre atual momento por que atravessa a instituição.
O ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, homenageado com o título de Doutor Honoris Causa, lembrou que tudo que fez pela universidade até os dias atuais, recebeu o apoio de todos os segmentos, e enfim, quem dirige uma instituição como a UERN tem que receber este suporte, porque não é o Reitor, não é a pessoa do Reitor que faz a vida na universidade, mas um todo, "esta parceria, esta unidade, esta garra, esta vontade de progredir, que faz o progresso de qualquer instituição", disse.
O Padre João Medeiros Filho, homenageado com o título de Professor Honoris Causa da UERN, é professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Presidente da Câmara de Educação Superior, do Conselho Estadual de Educação, disse que olha com muito carinho para a UERN. Que é uma alegria receber esta homenagem da instituição, e dedica a todo o clero de Mossoró, na pessoa de Padre Sátiro e do saudoso Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, que batalharam para que aqui fosse criada e erguido este grande monumento do saber e da cultura que é a nossa querida universidade. E lamentou os momentos difíceis pelos quais passa a instituição universitária, mas faz que parte da vida.
O Professor emérito homenageado nos 47 Anos de fundação da UERN, professor Raimundo Braz dos Santos, agradeceu inicialmente à Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), como também aos departamentos pela sua indicação para receber esta honrosa homenagem, nesta data tão especial.
Ao ser homenageado com a Medalha da Abolição, o ex-reitor Antônio  Farias Capistrano, disse que para ele é uma grande satisfação.  Primeiro, segundo ele, a UERN faz parte da sua vida. "Foram 27 Anos trabalhando na instituição, onde exerceu diversas funções técnicas-administrativas. Foi Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Diretor da FAFIC, Vice-Reitor, e Reitor da Universidade, onde teve a honra de substituir ao Padre Sátiro Cavalcanti, no cargo, ocasião em que foi o primeiro reitor com a instituição estadualizada", concluiu.
O ex-reitor Genivan Josué Batista, outro homenageado com a Medalha da Abolição, destacou a sua alegria pela lembrança do seu nome na maior festa da instituição universitária.
Já o ex-reitor Walter Fonseca, também homenageado com  a Medalha da Abolição, declarou que esta medalha, chega num momento importante de sua vida, hoje com 10 anos afastado da instituição. E que agora, vendo de longe, mas de perto, porque acompanha cada passo que ela parte em busca da construção de seu futuro, porque o presente já esta construído muito solidamente.
Lembra que é uma Universidade hoje respeitada no Brasil inteiro, só precisa ter um pouco mais de respeito do Governo do Estado. Precisa ter um pouco mais de respeito hoje das pessoas que não entendem o que é uma universidade, e qual o seu verdadeiro papel dentro do Estado, como o Rio Grande do Norte. E que de um modo geral, a Universidade está bem, porque está fincada encima de base muito sólida, que é a coragem, que é a ousadia e admiração do povo mossoroense.

O empresário Thiago Capistrano Gonzaga, que representou o seu pai, o ex-reitor Antônio Gonzaga Chimbinho ( in memoriam), homenageado com a Medalha da Abolição na Assembleia, agradeceu a direção da universidade pelo reconhecimento, o que deixou todos os familiares muito satisfeitos pela lembrança do nome do ex-reitor da instituição.
A servidora aposentada do Campus de Patu, da UERN, Maria Helena Godeiro, agradeceu a lembrança do seu nome para ser homenageada com a Medalha da Abolição nesta festa onde a instituição celebra seus 47 Anos de fundação. Para ela esta homenagem tem um sentido muito importante, não somente para ela, mas para todos os servidores da UERN.
Fonte: www.uern.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário