segunda-feira, 4 de abril de 2016

UERN abrirá licitação para instalação de poço do Campus de Patu


Abastecimento d’água
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) quer instalar, o mais breve possível, o poço que foi perfurado através de parceria com o DNOCS e Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, no Campus Avançado de Patu. E, neste sentido, a instituição está trabalhando para abrir o processo licitatório logo no começo de abril.
“Estamos fazendo a cotação de preço para a formulação do termo de referência do edital”, esclareceu o Pró-Reitor de Administração, Iata Anderson Fernandes, acrescentando que esse levantamento está sendo feito junto às empresas de Natal e Fortaleza que trabalham com esse tipo de serviço.
Na segunda-feira, a administração da Universidade se reuniu com o diretor Josenir Calixta, a quem assegurou que todas as providências para a instalação do poço estão sendo tomadas. Segundo Josenir, o Campus chegou a armazenar mil litros de água de chuva em um reservatório para a limpeza de banheiros e outros setores. “Guardamos essa água com a maior proteção”, afirmou, acrescentando que são, em média, 15 botijões de água para o consumo humano por dia.
A falta d´água no Campus é efeito da seca que atingiu todo o município. O abastecimento de Patu se agravou em 2014. Desde então, a Universidade vem tentando resolver o problema de consumo com o fornecimento de botijões de água mineral, com recursos de programas acadêmicos que também sofreram redução em função da crise econômica. Mesmo assim, estão sendo buscadas alternativas para atender as necessidades emergenciais do Campus.
Nesta terça-feira, 30, o reitor Pedro Fernandes voltou a agradecer ao secretário de Recursos Hídricos do RN, Mairton França, que é professor da UERN, o empenho para a perfuração dos poços de Patu e Pau dos Ferros, município castigado também pela estiagem.
Mairton disse que a Secretaria de Recursos Hídricos está propondo a instalação de poços dentro do Programa RN Sustentável. “Patu está dentro desse projeto”, garantiu o secretário.
Fonte: www.uern.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário